A manutenção da saúde dos ossos exige hábitos salutares e bastante disciplina.
Como resultado, obtém-se uma vida mais alegre e feliz, afinal de contas, ser saudável possibilita atividades, lazer e até mesmo disposição para o trabalho.
As doenças mais comuns envolvendo os ossos são:
- osteoporose,
- osteopenia,
- reumatismo,
- tumor ósseo,
- lordose.
Dados da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco) mostram que no Brasil 10 milhões de pessoas sofrem com essa doença.
Outro fato relevante é que uma em cada três mulheres com mais de 50 anos convivem com a osteoporose.
Neste post, apresentaremos 5 hábitos necessários para manter a saúde dos ossos, combater a osteoporose e outras doenças que causam grandes transtornos à vida de muitas pessoas.
Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Hábitos para cuidar da saúde dos ossos
Para manter a saúde dos ossos é fundamental criar hábitos que colaboram para que, de forma natural, o organismo responda positivamente contra esses males.
O acompanhamento médico e as avaliações são ações insubstituíveis, especialmente quando se atinge a terceira idade, no entanto, existem maneiras inteligentes que podem prevenir e diminuir as consequências de possíveis doenças. São elas:
Alimentação balanceada
A alimentação precisa estar balanceada de tal modo que as vitaminas e substâncias possam contribuir para a manutenção da saúde dos ossos.
Para isso, é importante consumir:
- leite e seus derivados,
- folhas escuras (espinafre, couve e brócolis),
- amêndoas,
- gergelim,
- suco de laranja.
Peso apropriado
A manutenção do peso é outra ação fundamental para o equilíbrio da saúde, o que significa mantê-lo no nível ideal.
As mulheres, especialmente quando cessam os períodos menstruais, tendem a perder peso, seja em função de uma alimentação pobre em calorias ou ainda pelo excesso de exercícios.
Essa situação diminui o nível de estrogênio no organismo, o que acaba refletindo na saúde dos ossos.
Exercícios físicos
Os exercícios físicos programados de acordo com a capacidade e necessidade de cada pessoa é outro hábito que precisa ser incorporado ao dia a dia.
No limite correto, algumas atividades são recomendadas para o fortalecimento dos ossos, tais como:
- musculação,
- caminhada,
- corrida,
- atividades esportivas,
- danças.
Atenção aos fatores de risco
Converse com o seu médico sobre alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de alguma doença dos ossos.
A doença celíaca (intolerância ao glúten) e o uso de determinados medicamentos, como, por exemplo, os esteróides, podem colaborar para o problema, portanto, vale uma avaliação e a adoção de uma estratégia visando a prevenção.
Ingestão de cálcio
Além da alimentação balanceada apresentada anteriormente, outra forma de garantir a absorção de cálcio pelo organismo está na produção natural da vitamina D.
Essa situação é possível através dos chamados banhos de sol que devem acontecer diariamente entre 20 e 30 minutos, sempre nos horários antecedentes às 10 horas ou após às 16.
Não use protetor solar e possibilite que os raios atinjam a sua pele, produzindo essa importante vitamina que favorece o uso do cálcio pelo organismo.
Esses 5 hábitos e cuidados são essenciais para manter a saúde dos ossos e possibilitar a qualidade de vida, especialmente para aqueles que estão próximos ou já fazem parte da terceira idade.
Agora que você conhece mais a respeito desse importante assunto, leia nosso post que apresenta a amizade entre idoso e criança: por que o encontro de gerações é tão singelo?