As últimas décadas foram marcadas pelo aumento da expectativa e pela melhoria de vida da população da terceira idade, o que fez com que crescesse a procura por passeio com idosos.
Bem informados, ativos e saudáveis, eles desejam conhecer novos lugares, descobrir novas culturas e vivenciar novas experiências.
Viajar é um excelente remédio para a saúde física e mental, mas, como tudo na vida, precisa ser realizado com cuidado e planejamento.
Preparamos esse conteúdo para ajudar a curtir esses momentos com segurança, tranquilidade e muito prazer. Continue lendo e confira!
Por que passear com idosos?
Há alguns anos, o psicólogo Thomas Gilovich liderou uma pesquisa mostrando que o prazer de viajar torna as pessoas mais felizes se comparado à satisfação de comprar algo.
Para o psicólogo, essa felicidade acontece porque:
- viajar aproxima as pessoas,
- as lembranças de uma viagem ficam para sempre guardadas,
- passeando se aprende a cultivar o desapego,
- conhecer outros lugares e pessoas diferentes abre a mente e transforma a concepção da visão de mundo que temos.
Em especial o passeio com idosos é uma oportunidade de promover a socialização, de vivenciar bons momentos e curtir a vida, seja a viagem com grupos de amigos, familiares ou apenas o casal.
Independentemente do destino e da companhia, viajar ajuda a melhorar a saúde física e mental, além de aliviar o sentimento da solidão e fortalecer os laços.
Quais cuidados tomar nesses passeios?
Para que o passeio com idosos seja seguro, ofereça tranquilidade e propicie momentos agradáveis é preciso pensar em alguns cuidados básicos.
Entre eles estão fazer a programação respeitando o ritmo do idoso e ir preparado para curtir cada momento sem pressa.
Outros cuidados são:
Saúde
A idade em si não é problema para viajar ou levar o seu ente querido para um passeio mais longe, mas a condição de saúde dele pode exigir cuidados.
Por isso, se a viagem for longa e com uma estadia mais demorada, o ideal é que ela seja autorizada pelo médico.
Em época de contágio do Coronavírus, o ideal também é fazer o teste da Covid-19 antes da viagem e tomar todas as medidas de segurança para garantir a saúde e a segurança de todos.
Seguro
Em casos de viagens internacionais, o ideal durante um passeio com idosos é fazer o seguro viagem para todos.
Ele vai garantir mais tranquilidade e proteção caso qualquer um dos viajantes precise de um médico ou assistência hospitalar de forma emergencial.
Hospedagem
Independentemente se o passeio com idosos for em família, somente o casal ou com um grupo de amigos, a hospedagem é outro fator que deve receber atenção.
À medida que a idade avança, aumenta o risco de quedas e acidentes.
Por isso, pesquise se o hotel ou a pousada pretendida oferece acessibilidade adequada, além de conforto, segurança e higiene necessários em todos os ambientes.
Outro ponto fundamental é a rede de comunicação, a hospedagem precisa oferecer possibilidades de internet e telefonia, principalmente se não tiver disponibilidade de sinal para celular no local.
Para quais lugares passear?
Idosos são cheios de vida e adoram viajar, mas seus corpos apresentam limitações, por isso, o destino ideal é aquele que oferece facilidade, segurança e conforto em todos os aspectos.
Para escolher o melhor local é preciso considerar principalmente a acessibilidade aos pontos turísticos que serão visitados, além do ritmo e condições do viajante.
Quem precisa fazer uso de muletas ou sente dores nas costas, por exemplo, não se sentirá seguro e confortável sabendo que terá que subir morros ou escadas.
Quem sofre de doenças respiratórias, não curtirá muito bem a viagem se a região escolhida for muito fria.
Agora que você aprendeu como realizar passeio com idosos, que tal continuar no blog e conhecer alguns pequenos hábitos para ser mais feliz?