São muitos os benefícios conquistados pela musculação na terceira idade.
O número de pessoas com mais de 65 anos tem aumentado em todo o Brasil. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os idosos representavam 7,3% da população no ano de 2010 e eles serão 40,3% no ano de 2100.
Felizmente, os avanços da medicina e a própria conscientização das pessoas fazem com que cada vez mais seja possível envelhecer com qualidade de vida.
Diante dessa realidade, o incentivo a prática de esportes vem sendo valorizada pela sociedade e passou a fazer parte da vida de milhões de pessoas em todo o país.
A musculação ganha um importante espaço, pois, é responsável por trazer grandes benefícios para os seus praticantes, como veremos na sequência.
Neste post, apresentamos os benefícios da musculação na terceira idade. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante e importante assunto!
Por que escolher a musculação como um exercício diário?
Escolher a musculação como um exercício diário beneficia o corpo e a mente
A partir dos 40 anos, é comum que as pessoas comecem a perder a massa muscular, portanto, tendem a se tornar frágeis e em algumas situações dependentes.
A prática da musculação na terceira idade consegue reverter esse quadro ou, pelo menos, retardá-lo.
O levantamento de pesos colabora para que seus praticantes tenham como resultados:
- fortalecimento muscular,
- melhora na mobilidade,
- agudeza mental,
- saúde metabólica.
Diante dessa realidade, não é a toa que as academias estão cada vez mais fazendo sucesso em todo o país, onde se pode, a partir do acompanhamento de um profissional especializado, se praticar a musculação com segurança.
Benefícios da musculação na terceira idade
Além dos benefícios já citados, a musculação na terceira idade colabora significativamente para:
- alívio de dores,
- redução dos sintomas de algumas doenças,
- fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões,
- prevenção de quedas,
- aumento da massa óssea,
- manutenção do peso considerado saudável,
- convívio social.
A prática desses exercícios diminui a artrite, faz o controle natural da glicemia, fortalece os ossos, controla o colesterol e melhora o condicionamento físico.
Além disso, o organismo passa a responder com mais qualidade, possibilitando que, de forma natural, a saúde e o bem-estar estejam presentes na vida das pessoas, especialmente daqueles que já alcançaram a terceira idade.
Cuidados na hora de praticar
Não há dúvidas que a musculação na terceira idade pode ser uma excelente ferramenta de apoio a saúde, porém, são necessários alguns cuidados na hora de praticar qualquer atividade física.
O primeiro passo é consultar um médico para verificar as atuais condições físicas e de que forma os exercícios poderão ajudar, atendendo as recomendações e evitando que alguma atividade possa vir a causar alguma lesão ou agravar algum problema já existente.
Após essa consulta, também é muito importante contar com um professor de educação física que possa dosar e estabelecer limites para cada atividade.
De acordo com o Journal of Strength and Conditioning Research, publicação norte-americana sobre condicionamento físico, o recomendável é que as atividades na terceira idade sejam realizadas obedecendo as seguintes recomendações:
- sejam praticadas entre 2 e 3 vezes semanais,
- trabalhem todos os principais músculos (braços, pernas, ombros e tronco),
- utilizem pesos que possibilitem a execução entre 10 e 15 repetições antes que os músculos fiquem cansados.
Agora que você já conhece os benefícios da musculação na terceira idade, continue conosco e leia nosso post que apresenta a yoga para idosos: por que praticar?!