Quem tem idosos em casa sabe que cuidar deles requer muito carinho e atenção no dia a dia para mantê-los saudáveis e dar-lhes maior qualidade de vida.
Essa experiência pode ser vivenciada com mais tranquilidade se pequenos hábitos forem adotados para manter a saúde do seu familiar.
Fique tranquilo que vamos ajudar! Confira nossas dicas sobre como manter os idosos em casa de forma mais saudável e tranquila.
5 dicas para manter os idosos em casa
Adquirir bons hábitos para viver de forma saudável é necessário em todas as idades, mas para quem tem idosos em casa, existem detalhes que precisam ser observados, como:
1. Cuidar da saúde física
A saúde física é influenciada por uma alimentação equilibrada e adequada.
Os idosos, em especial, precisam manter uma disciplina nos horários entre as refeições.
A saúde também é beneficiada quando o idoso pratica alguma atividade física, como caminhadas, natação e passeios.
A qualidade do sono também é outro aspecto que precisa de toda a atenção quando se tem idosos em casa, afinal, o momento do repouso é reparador.
2. Fazer controle da pressão, colesterol e glicose
Os exames preventivos têm a função de detectar precocemente doenças.
Quem tem idosos em casa precisa levá-los periodicamente para realizar o controle da pressão arterial, bem como exames para verificação da glicose e colesterol, mesmo que não apresentem alguma doença relacionada.
Por meio do exame da glicose pode-se prevenir e tratar, entre outras doenças, do diabetes que nos últimos dez anos teve um aumento de 60% no nosso país e, entre os acometidos, tem grande parte na população idosa.
Por isso, o ideal é realizar exames preventivos, pelo menos, uma vez por ano ou sempre que o médico recomendar.
3. Manter o controle rigoroso da medicação
Muitos idosos precisam tomar medicamentos prescritos pelos seus médicos. Manter o controle rigoroso com a quantidade exata e o horário que cada um deve ser tomado é muito importante.
É comum que muitos idosos se esqueçam se tomaram – ou não – o remédio na hora certa.
Outro ponto importante é manter uma lista atualizada com os medicamentos que o idoso já toma e, sempre que for a uma consulta, levá-la para os médicos ficarem cientes e indicar, se preciso, outro remédio que não tenha efeito ou interação com os que ele já toma.
Não faça automedicação de maneira alguma.
4. Preze pela saúde mental e emocional
Tão importante quanto cuidar da saúde física dos idosos em casa, é ajudá-lo também na parte mental e emocional.
Para a saúde mental, é ideal que o idoso mantenha atividades que exercitem a mente, como caça-palavras, quebra-cabeças, crochê, entre outros.
Já para a saúde emocional, o diálogo e o carinho dos parentes podem ser as mais eficientes ferramentas para compreender o sentimento dele e evitar problemas com solidão, tristeza, entre outros que podem levar à depressão.
5. Conte com um suporte profissional
Contar com um suporte profissional é muito importante quando se trata de proporcionar mais qualidade de vida e saúde ao idoso, nesse sentido, o home care podem ajudar de forma significativa a cuidar dos idosos em casa.
Por meio desses serviços, o idoso terá o acompanhamento de profissionais altamente capacitados e especializados, ajudando-o na saúde física, mental e emocional, garantindo total segurança ao familiar.
Acesse nosso site e saiba como a Master Nursing, que tem mais de 25 anos de experiência, pode ajudar a cuidar do seu familiar no conforto da sua casa.