O serviço de Home Care chegou ao Brasil há aproximadamente 16 anos, mas sua prática surgiu 120 anos atrás. Focado no tratamento domiciliar de um paciente, o Home Care visa seu conforto e o de seus familiares, buscando maneiras de restaurar a saúde e, quando possível, até mesmo curar o paciente.
Pouco a pouco, os serviços de Home Care tentam se estabelecer no Brasil, entretanto, ainda há algumas dificuldades para que sua prática seja efetuada e melhor aceita, como já é feito em outros países.
Abaixo, confira alguns desafios na prática do Home Care no Brasil:
#1 Falta de conhecimento sobre o que é o Home Care
É muito comum que haja confusão na hora de entender o que é o serviço de Home Care e como ele funciona.
Muitos confundem atendimento domiciliar ou apenas internação domiciliar com o Home Care, o que é errôneo, pois estes serviços oferecem metodologias diferentes da proposta do Home Care.
Assim, alguns profissionais podem oferecer serviços que são completamente diferentes e, muitas vezes, que podem prejudicar o paciente.
#2 Achar que o Plano de Saúde é obrigado a cobrir o serviço de Home Care
Esse equívoco é muito decorrente do fator citado acima, relacionado às confusões que existem em relação ao que, de fato, é o serviço Home Care.
Por essa razão, muitos deduzem que, sendo apenas um internamento em casa, o Plano de Saúde deve arcar com os gastos.
Mas o serviço de Home Care conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas, que realiza um tratamento pensado para o paciente e sua família, encontrando maneiras de amenizar seu sofrimento e proporcionar conforto físico e emocional.
Assim, é recomendável entender qual tipo de serviço está sendo requerido.
Quais os benefícios de investir no serviço de Home Care?
– Menos gastos com internações em hospitais;
– Maior conforto ao paciente, pelo fato de ser atendido em sua casa;
– Cuidados voltados às necessidades de cada paciente, de maneira que ajudam em seu emocional além do físico.
O que fazer?
Os motivos para recorrer aos serviços Home Care são muitos, por exemplo, o envelhecimento da população, que colabora no aumento de doenças crônicas, o maior custo de uma hospitalização e também, o fator de que o cidadão gosta cada vez mais de cuidar de sua própria saúde.
Mas, com a falta de entendimento correto e a não obrigação dos Planos de Saúde em adquirir o Home Care, o acesso a ele se torna mais difícil.
É preciso haver mais planejamento e investimento neste serviço, mais informações sobre os cuidados paliativos e seus benefícios, possibilitando que cada vez mais, as pessoas optem pelo Home Care de fato, entendendo-o.
Deve-se também investir na educação voltada à área da saúde, para que haja cada vez mais profissionais capacitados na área.
Gostaria de conhecer um serviço de Home Care que é capacitado e irá contribuir positivamente para a sua saúde ou de seus familiares?