O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge entre 24 e 37 milhões de pessoas ao redor do mundo*. A maioria dos casos aparecem em idosos após os 70 anos.
No Brasil, existem cerca de 1,2 milhões pessoas* que sofrem do mal. Ela é uma das principais causas da demência.
Por se tratar de uma doença que ainda não tem cura, o tratamento se baseia em diminuir os sintomas e proporcionar uma vida comum ao indivíduo.
Após os 65, o risco de se desenvolver o Alzheimer duplica a cada cinco anos, ou seja, alguém com 80 anos tem duas vezes mais chances de possuir a doença do que um alguém com 75.
É possível prevenir o Mal de Alzheimer?
Ainda não é possível prevenir o Mal de Alzheimer. Especialistas não sabem a causa da doença.
Em geral, se manifesta em pessoas com idade avançada, mas já foram diagnosticados alguns casos em jovens.
Segundo médicos, manter uma vida ativa e estimular a memória com leitura, jogos ou exercícios é uma boa forma de retardar os sintomas.
Quais são os principais sintomas do Alzheimer?
Descobrir se uma pessoa está sofrendo de Alzheimer não é difícil. Muitos familiares imaginam que esquecimento na terceira idade é algo comum.
Outro fator que pode dificultar o diagnóstico é a omissão por parte do idoso, que esconde os sinais de seus familiares.
Esses são os oito principais sintomas da doença:
- Perda de memória constante: esquecendo informações recebidas recentemente. Não lembrar de datas ou eventos importantes, perguntar a mesma coisa várias vezes em um curto espaço de tempo.
- Não solucionar problemas simples: o idoso pode ter sua capacidade de trabalhar com números reduzida e não conseguir se concentrar em tarefas simples, como fechar o orçamento.
- Dificuldade de seguir a rotina: executar uma tarefa cotidiana no trabalho, se torna difícil para uma pessoa com Alzheimer.
- Confusão com tempo ou lugar: as vezes elas esquecem onde estão ou como chegaram lá, além de enfrentarem dificuldade para compreender algo que não acontece no presente.
- Problemas de visão: não é raro alguém com Alzheimer sofrerem com problemas de visão. Elas têm dificuldade em identificar uma cor ou contraste.
- Problemas de fala e escrita: acompanhar ou manter uma conversa, vira um desafio. Esquecer o assunto ou a palavra que ia dizer não é incomum, assim como confundir o nome de objetos e pessoas.
- Incapacidade de julgamento: um idoso com Alzheimer pode ser convencido facilmente a decidir ou tomar uma decisão. Ou seja, podem acatar qualquer pedido de qualquer pessoa.
- Mudança de personalidade: suas emoções são afloradas. Eles ficam confusos, deprimidos, ansiosos e sentem-se pressionados o tempo todo.
O Home Care ajuda no tratamento do Alzheimer!
Por se tratar de uma doença que avança com o tempo, uma pessoa com o Mal de Alzheimer necessita de tratamento em tempo integral.
Com muita paciência e cuidado diário, os profissionais da Master Nursing estão preparados para tratar os idosos com Alzheimer, buscamos sempre melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes. Conheça nossa forma de trabalho.
Fonte*: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/06/03/casos-de-alzheimer-tem-crescido-pelo-mundo-saiba-alguns-mitos-e-verdades.htm