Quem nunca ouviu falar do Alzheimer que se pronuncie, mesmo sendo uma doença bastante conhecida poucas pessoas sabem quais são os sintomas, suas causas, se há tratamentos que possam combater e por fim se a cura para as pessoas que sofrem com este mal já foi descoberta. Pensando nisso, venha esclarecer suas dúvidas e entender melhor o que é o Alzheimer, seus sintomas e obter maiores informações sobre a doença que é tão avassaladora.
Desvendando um pouco mais sobre o Alzheimer
O Alzheimer durante muito tempo foi conhecido como um “mal”, por seu poder devastador e por possuir poucas informações sobre a doença. Por isso, deve-se alertar que o Alzheimer é a forma de demência mais conhecida da humanidade, atacando principalmente idosos. Somente no Brasil, alguns números informam que quase 1 milhão de idosos sofrem com essa doença. Os sintomas dessa doença não são tão simples de serem identificados, mas o início dessa doença pode ser confundido com estafa mental, estresse e cansaço, que são problemas naturais com a chegada de mais idade e da rotina pesada que o homem moderno possui. Para entender melhor sobre o Alzheimer, o primeiro passo a se tomar é abrir a mente, pois qualquer pessoa está sujeita a adquirir a doença de Alzheimer. Esta é uma doença progressiva, ou seja, os sintomas vão aumentando com o passar do tempo. Assim como a progressão da doença, a proporção que atinge os idosos também é progressiva, somente 1% dos idosos com pelo menos 60 anos são atingidos pelo Alzheimer, por outro lado, quando o idoso estiver com 90 anos ou mais, ele terá 60% de chances de sofrer com essa doença.
Conhecendo o Alzheimer e seus sintomas
O Alzheimer foi diagnosticado pela primeira vez, em 1906, pelo médico alemão Alois Alzheimer. Ele acompanhou uma mulher que começou a desenvolver os primeiros sintomas da doença com 51 anos. Desde então, o médico veio tentando reunir quais são os principais sintomas e mais informações sobre a doença. A paciente apresentou um quadro de perda severa de memória, desorientação e distúrbios de linguagem, tornando quase impossível ela se expressar e assim de ser compreendida. Auguste Deter, a 1ª mulher diagnosticada com Alzheimer, não conseguiu mais cuidar de si própria e veio a falecer apenas 4 anos depois da ‘descoberta’ da doença. Alois Alzheimer examinou o cérebro de Auguste, após a morte da paciente e foi então que ele conseguiu identificar e caracterizar sintomas e mais informações sobre a doença.
Os principais sintomas do Alzheimer são:
Ansiedade, alucinações, agitação e desconfiança; Desorientação, perda de memória e confusão; Dificuldade para se alimentar e cuidar da higiene pessoal; Dificuldade de reconhecer parentes e amigos próximos; Dificuldade em comunicar-se, desde falar até compreender; Dificuldade para dormir e tomar decisões; Fala e movimentos repetitivos; Alteração do senso crítico e de personalidade; Dependência; Ações rotineiras se tornam problemas; Qualquer ambiente passa a ser desconhecido e; Problemas com o peso, além de incontinência fecal e urinaria. As informações sobre a doença neuro-degenerativa, Alzheimer, por muito tempo foram desencontradas. Por isso, reunir todas essas informações não foi fácil, mas muitos especialistas estão trabalhando arduamente para adquirir mais informações sobre a doença. Caso você deseje mais informações sobre o Alzheimer converse com seu médico