A maturidade construída ao longo dos anos faz com que o amor na terceira idade seja mais sólido, duradouro e saudável.
Ele é sinônimo de companheirismo, lealdade, confiança e segurança entre os parceiros.
O calor do aperto de mão, o aconchego do abraço, o amparo do sorriso e a cumplicidade do olhar são momentos marcantes em qualquer relação.
Entre os idosos essas emoções ganham outro sentido e mais valor, promovendo inúmeros benefícios à vida a dois.
Quer saber mais sobre o amor na terceira idade? Continue a leitura.
Quais os benefícios do amor na terceira idade?
Os benefícios do amor na terceira idade são vários e disso muita gente já sabe.
Segundo dados de uma pesquisa sobre envelhecimento, realizada pela Universidade de Michigan, 72% das pessoas com idades entre 65 a 80 anos afirmam ter um parceiro romântico.
Os benefícios que o namoro promove em suas vidas são:
Disposição
Costuma-se dizer que o amor é contagiante e nesse sentido o idoso que mantém uma relação a dois torna-se mais disposto, ativo e motivado na sua rotina.
Essa disposição acontece tanto no sentido de cuidar do corpo quanto da aparência e do ser amado.
Também envolve uma força interior que dá mais sentido aos dias e à vida.
Evita a solidão
A morte de amigos, ou do cônjuge, e a saída dos filhos de casa, entre outros acontecimentos, acaba promovendo no idoso o sentimento de solidão.
Nesse sentido, o amor na terceira idade é bondoso, gentil e acolhedor, principalmente para quem está se sentindo sozinho ou aprendendo a lidar com a dor da saudade.
Distração
Um dos maiores benefícios do amor na terceira idade é que ele ajuda o idoso a distrair atenção daquilo que o aflige.
A companhia de uma pessoa que gostamos nos permite desviar dos pensamentos negativos, tristeza, medo, ansiedade e até mesmo os sintomas da depressão, condições comuns nessa fase da vida.
Bem-estar
Amar e sentir-se amado faz bem em todas as idades, além de auxiliar na saúde física e mental. Por isso, geralmente, parceiros que mantêm casamentos felizes tendem a viver mais e melhor.
Um exemplo bem comum é que os homens costumam não se cuidar e apresentam mais dificuldade na socialização quando estão sozinhos. Compartilhando a vida com alguém eles são estimulados ao autocuidado e ao lazer.
Além disso, um estudo, da Universidade de Pittsburgh, revela que pessoas que vivem juntas e mantêm uma relação feliz e saudável têm menor risco de doenças cardíacas.
Autoestima
O fato de ter atraído a atenção para si e conquistado o coração de alguém faz com que o idoso eleve a autoestima.
A pessoa cuida-se mais, para continuar se gostando e cativando o outro.
Sem contar que uma relação saudável sempre é movida por novidades, o que também contribui para que os parceiros sintam-se confiantes e seguros entre si e na convivência a dois.
Agora que você sabe que vale a pena entregar-se ao amor na terceira idade e conhece os benefícios que ele traz, que tal continuar a leitura e descobrir como elevar a sua autoestima?