O que comemos reflete no funcionamento do corpo, inclusive, existem alimentos que ajudam o cérebro, contribuindo para a nossa saúde física e mental.
Os nutrientes das nossas refeições são utilizados pelo organismo para ele conseguir realizar suas funções, mantendo-o saudável e fornecendo as energias necessárias.
Eles são auxiliares da nossa saúde, por isso devemos ter refeições ricas em proteínas, vitaminas, sais minerais e demais substâncias, para ajudar o bom desenvolvimento das funções do corpo.
Quer saber quais são os alimentos que ajudam as atividades cerebrais e auxiliam na prevenção de doenças? Continue lendo!
Alimentos que ajudam o cérebro
O ideal é que as refeições sejam diversificadas e ricas em nutrientes, afinal, cada alimento contém a sua composição nutricional e oferece benefícios diversos ao corpo.
Em especial, confira abaixo os que ajudam nas funções cerebrais.
Frutas
Você sabia que o nutriente mais utilizado pelo nosso cérebro é a glicose?
Essa substância serve de combustível para ele realizar a sua função fisiológica.
No entanto, a glicose não deve ser obtida através de doces e açúcares, esses produtos podem complicar o controle da diabetes e causar obesidade, entre outros danos para a saúde.
Por isso, as frutas estão entre os alimentos que ajudam o cérebro e que não podem faltar no nosso cardápio, já que elas são ricas em açúcares saudáveis.
Peixe e frutos do mar
Um estudo, publicado no Journal of the American Medical Association, mostrou que comer semanalmente peixe ou frutos do mar ajuda a evitar o desenvolvimento do mal de Alzheimer em pessoas com um gene de risco associado à doença.
Além disso, eles têm quantidades significativas de manganês, nutriente que auxilia diretamente na concentração, memória e atividade intelectual.
De forma geral, os crustáceos são ricos em zinco, mineral que auxilia o estado de alerta e reduz níveis de ansiedade e estresse.
Abacate
O abacate também está entre os alimentos que ajudam o cérebro.
Fruto conhecido por conter a chamada gordura boa, a sua ingestão ajuda a boa circulação do sangue, fator essencial para o funcionamento do cérebro.
Ingerir equilibradamente auxilia na melhora da memória e ajuda a aumentar a capacidade de concentração.
Azeite de oliva
O delicioso azeite de oliva também está entre os alimentos que ajudam o cérebro.
Um estudo, publicado na Revista Annals off Clinical and Translational Neurology, indica que o óleo de oliva extravirgem ajuda na prevenção e na redução dos sintomas do Mal de Alzheimer e Parkinson.
Chás
Nossos antepassados já usufruíram dos benefícios dos chás e hoje estudos comprovam a sua eficácia, e cada erva tem a sua função.
A Food Matters elaborou uma lista com tipos de plantas que contribuem para a eficiência cerebral.
Entre eles estão:
- manjericão sagrado, ajuda na circulação e ativa a oxigenação do cérebro,
- o ginseng, auxilia na melhora das funções cerebrais e previne o declínio mental,
- hupersine A, composto que estimula a memória e ajuda a prevenir o Alzheimer,
- ginkgo biloba, planta chinesa que ajuda a regenerar as células cerebrais,
- bacopa, ajuda na memória, aprendizagem e protege contra o Alzheimer.
Embora não esteja na lista, o chá verde também é reconhecido pela sua eficácia na melhora cognitiva, auxiliando na aprendizagem, memória e na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer.
A importância do acompanhamento nutricional
Cada organismo tem uma necessidade e apresenta suas particularidades. Por exemplo, uma pessoa diabética precisa ter um controle maior na ingestão de frutas.
Os chás também devem ser consumidos de forma equilibrada, por isso o ideal é sempre contar com a orientação de um profissional na área da nutrição.
Somente o nutricionista saberá avaliar o seu perfil, sua necessidade e indicar a melhor alimentação.
Agora que você conferiu alguns alimentos que ajudam o cérebro, que tal conhecer algumas comidas que ajudam a baixar o colesterol ruim?