Categorias
Blog Cuidado com os idosos

De olho na saúde: 5 problemas oculares enfrentados por idosos

A medida que envelhecemos, os olhos também ficam mais cansados, desgastados. As pessoas acreditam que perder a visão por causa da idade é normal, mas não é.

Aplicando algumas medidas preventivas, os idosos podem manter a visão saudável por muitos anos. Outro fator que ajuda muito é identificar um problema de forma rápida e iniciar o tratamento.

Hoje trouxemos 5 problemas oculares enfrentados por idosos e os cuidados básicos para os olhos.

1 – Olhos secos

Os olhos secos podem ser causados pela evaporação em excesso ou falta de produção de lágrimas.

Essa evaporação acontece por alguns fatores, entre eles:

– Ar condicionado muito gelado;
– Exposição prolongada a qualquer tela, em especial de televisão e computador;
– Poluição;
– Deficiência de vitamina A;
– Menopausa;

Em casos mais raros, alguns medicamentos com reações alérgicas também agravam o problema.

Os olhos secos causam irritação, visão turva (visão embaçada), e sensibilidade a luz. Em geral o uso de colírios é suficiente para amenizar e resolver o problema.

2 – Cataratas

Entre todos os problemas, sem dúvidas a Catarata é a doença ocular que mais atinge os idosos. A doença pode ser congênita (a pessoa pode nascer com ela), ou aparece devido a lesões oculares ou infecções prolongadas.

Diabéticos precisam redobrar a atenção, pois de se desenvolver Catarata é muito maior, especialmente na fase jovem, agravando-se na terceira idade.

A cura para Catarata só é possível por meio de intervenção cirúrgica. A melhora na visão é significativa, mas nem sempre é totalmente recuperada.

3 – Glaucoma

O Glaucoma acontece quando a pressão ocular aumenta, que por sua vez ocorre quando há perda de células da retina. Essas células são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro.

Se não tratado, o Glaucoma pode causar a perda total de visão e diferentemente da Catarata, não existe cura.

Caso o problema seja detectado precocemente, procedimentos cirúrgicos e remédios evitam a progressão.

4 – Presbiopia

A Presbiopia surge quando os músculos dos olhos apresentam fraqueza. Popularmente conhecida como “vista cansada” ela afeta, geralmente, pessoas acima dos 40 anos.

A doença é um problema natural, que aparece com a idade. Por isso é recomendado usar os óculos de leitura quando começar a sentir dificuldade em enxergar letras pequenas.

Ignorar o sintoma pode agravar o problema. Apesar de não ter cura, a Presbiopia é facilmente controlada.

5 – Degeneração macular devido à idade

A degeneração macular começa a partir de uma lesão degenerativa na mácula. A mácula é uma parte da retina responsável por detalhar a visão, ou seja, quando ela sofre algum dano, a visão se torna embaçada.

Como o próprio nome diz, o problema aparece após os 65 anos. E por se tratar de uma doença degenerativa, os primeiros sintomas não são detectados.

Apenas a visita regular ao oftalmologista é capaz de diagnosticar o problema de forma precoce.

A Degeneração macular devido à idade não tira a visão total do idoso, entretanto não tem cura.

O controle pode ser feito por meio de remédios, lentes especiais e cirurgia a laser para selar os vasos sanguíneos.

Como manter a saúde ocular?

Como dito anteriormente, algumas doenças são inevitáveis e aparecem com o tempo. Mas é válido destacar que manter uma vida ativa, seguir uma dieta equilibrada rica em vitamina A e C, usar óculos para leitura e óculos de sol em dias quentes é essencial para manter a saúde dos olhos.

Caso o idoso necessite de cuidado especial, é aconselhável contratar um profissional Home Care.

Os especialistas da Master Nursing ajudam o idoso nas tarefas do dia a dia, para que ele não sofra acidentes e nem perca sua rotina por causa da visão.

Ficou alguma dúvida? Nos mande uma mensagem.