O câncer de mama surge quando as células da mama se multiplicam de forma anormal, formando um tumor. Existem diversos tipos de câncer de mama e cada um age de uma forma. A doença atinge, especialmente, mulheres idosas. Ao todo, 88*% dos casos são diagnosticados em pessoas do sexo feminino com mais de 50 anos.
O que é o outubro Rosa?
O Outubro Rosa foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de evitar o câncer de mama a partir da prevenção e rápido diagnóstico.
A campanha ganha força sempre no mês de outubro e acontece em várias partes do mundo. Nos Estados Unidos é conhecida como National Breast Cancer Awareness Month.
Desde os anos 90, o evento existe e tem mudado a vida de milhares de mulheres, compartilhando informações sobre o câncer de mama e proporcionando um maior acesso aos serviços de diagnóstico de tratamento da doença.
A cor rosa foi adotada pela campanha após a Fundação Susan G. Komem distribuir fitas rosas para participantes de uma corrida em Nova Iorque que eram sobreviventes do câncer de mama.
Dois anos após essa corrida, novamente essas fitas rosas foram usadas em uma campanha contra a doença, assim foi adotado a cor.
Em relação ao mês, também nos Estados Unidos, o dia 13 de outubro é conhecido como o dia Nacional da Mamografia (exame usado para detectar o problema), ou seja, o evento que se espalhou pelo mundo teve origem em um só lugar.
Como prevenir o câncer de mama?
Infelizmente, ainda não há nenhuma maneira totalmente eficaz de evitar o câncer de mama, mas alguns fatores podem diminuir o risco de desenvolvimento da doença. Entre eles:
– Não consumir bebida alcoólica;
– Seguir uma dieta saudável, consumir bastante frutas e vegetais;
– Praticar atividades físicas regularmente;
– Manter um peso corporal adequado;
Estima-se que até um terço de todos os casos são evitados adotando as medidas anteriores.
Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?
Os primeiros sinais do problema são notados quando surge uma área de tecido mais espesso ao redor da mama ou na axila, como um nódulo.
Alguns sintomas incluem:
– Leve dor nas axilas ou peito que não muda, fica sempre no mesmo lugar;
– Vermelhidão da pele na região dos seios;
– Erupção cutânea ao redor da área com nódulo;
– Vazamento de líquido do mamilo, possivelmente contendo sangue;
– Diferença anatômica entre os dois mamilos;
– Mudança no tamanho ou forma da mama;
– Descamação da pele no peito ou mamilo.
Curiosidades sobre o câncer de mama
– Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o tipo que mais atinge a população brasileira;
– Após os 50 anos, cresce o risco de desenvolver a doença;
– Homens também podem sofrer com a complicação, mas representam apenas 1% de todos os casos;
– Cerca de 85%* dos relatos ocorrem em mulheres que não possuem histórico familiar da doença;
– Uma vez diagnosticado o câncer de mama, o risco de sofrer com a doença pela segunda vez é quatro vezes maior;
– O tratamento pode ser psicologicamente perturbador para a mulher, por isso se necessário o mais indicado é procurar ajuda médica e/ou psicológica.
– Para diminuir o desgaste, os idosos devem recorrer a serviços de Home Care que são especializados em manter os pacientes mentalmente saudáveis, sem que a pessoa necessite sair de casa.