Conforme se atinge a terceira idade, é preciso estimular cada vez mais a mente e mantê-la sempre ativa.
Quando falamos de Homecare, é importante pensar em maneiras de realizar esse estímulo à mente dos idosos, proporcionando a eles uma vida mais saudável e atividades interessantes para fazer.
Sendo assim, separamos 4 maneiras de estimular a mente dos idosos:
#1 Jogos
Existem diversos jogos que funcionam como atrativos para desafiar a mente e mantê-la pensante e ativa.
Podem-se usar alguns deles com os idosos, proporcionando diversão e aprendizado, deixando seus cérebros sempre calibrados.
Abaixo, citamos alguns exemplos de jogos que servem para aguçar os sentidos, trabalhar a memorização e auxiliar na percepção e analise do idoso.
– Jogo da memória;
– Jogo dos 7 erros;
Também existem os jogos para trabalhar a parte lógica do cérebro e a capacidade de raciocínio rápido, são alguns deles:
– Sudoku;
– Caça-palavras;
– Palavras cruzadas;
– Quebra-cabeças.
#2 Criar algo
Seja uma lista, um desenho, um bordado ou qualquer outra coisa, é importante que os idosos utilizem suas mentes para a criação.
Dessa maneira, o idoso pode encontrar algo que ele sinta prazer em fazer, e realizar essa atividade durante seu cotidiano enquanto cria conexões estimulantes em sua mente.
#3 Fazer exercícios
Os exercícios físicos, além de serem extremamente benéficos para o corpo, pois mantém o organismo funcionando, também estimulam a mente.
Para os idosos, é importante pensar em exercícios que seus corpos possam suportar, sem sentir dor ou desconforto, como alguns alongamentos ou caminhadas.
Assim, a pessoa da terceira idade estará cuidando de seu corpo e mantendo suas articulações funcionando, evitando o risco de doenças relacionadas à ortopedia, por exemplo, além de manter a mente sempre funcionando.
Alguns exercícios que podem ser propostos são:
– Dança;
– Alongamentos;
– Caminhadas;
– Hidroginástica.
Tudo depende da disposição do idoso e de seu corpo, e também da concordância ou não do mesmo em praticar essas atividades.
#4 Ler
A leitura estimula a mente em qualquer idade, pois ajuda na capacidade de adquirir conhecimento, melhora da leitura, armazenamento de informações, prazer, dentre outras.
Incentivar os idosos a ler é muito importante. Deixe-o escolher um tema ou livro de seu agrado, permita que ele leia no tempo que achar adequado e, se possível, peça para que ele conte a história depois.
Assim, estará trabalhando a capacidade de armazenamento e memória, e, além disso, o idoso irá sentir prazer na atividade.
Para manter um idoso com os cuidados que ele merece, é preciso pensar de maneira humanitária e realizar cuidados específicos.
A Masternursing faz isso com você, auxiliando a cuidar deste paciente através do serviço de Homecare.
Está interessado? Nos contate agora.