A incontinência urinária na terceira idade, assim como em qualquer fase, é definida como a perda do controle sobre a vontade de urinar.
Segundo o portal da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), essa questão é um problema de saúde pública mundial. Somente no Brasil, ela afeta mais de 10 milhões de pessoas.
Pode acometer homens e mulheres de diversas idades. Mas a incidência é duas vezes maior no público feminino. A idade é um fator de risco para desenvolver a condição.
A dificuldade é que o medo e a vergonha de falar sobre a questão fazem com que muitas vezes o idoso não procure ajuda médica e não receba o apoio da família.
Precisamos vencer tabus e falar naturalmente sobre a incontinência urinária. Vamos conversar sobre o assunto.
Quais são as causas da incontinência urinária na terceira idade?
A incontinência na terceira idade tem causas diversas.
Uma delas é a perda do tônus muscular na região pélvica. Quando isso acontece é normal soltar xixi ao tossir, espirrar, rir ou pegar peso.
Essa condição é chamada incontinência urinária aos esforços e é mais comum nas mulheres. Porém, homens que realizaram cirurgias de próstata também estão entre os mais vulneráveis a desenvolver essa dificuldade.
Existe a incontinência urinária de urgência. Ela é caracterizada pela vontade repentina de urinar e pela impossibilidade de controlar a saída do líquido até chegar ao banheiro.
Esse problema é chamado bexiga hiperativa. Ela acomete em média 5% da população adulta com menos de 40 anos. Nessa situação, é comum o idoso precisar ir várias vezes fazer suas necessidades, inclusive à noite.
Ainda não existem conclusões finais sobre a sua casa. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, algumas doenças podem favorecer o desenvolvimento da incontinência urinária de urgência, entre elas estão:
- lesão medular,
- perda da função renal,
- esclerose múltipla,
- acidente vascular cerebral,
- parkinson,
- obesidade,
- diabetes.
Em outras situações, questões de dificuldade de mobilidade podem fazer com que o idoso fique segurando e não peça para ir ao banheiro.
Desse modo, só solicita quando não consegue mais segurar a urina. Porém, acaba muitas vezes soltando antes, mesmo sem querer.
Como lidar com a incontinência urinária na terceira idade?
A incontinência urinária na terceira idade, na maioria das vezes, causa constrangimento no idoso.
Isso acontece porque ao espirrar, tossir, rir e entre outras atividades, a urina escorre ou ele pode não conseguir chegar no banheiro a tempo.
Essa situação interfere na sua rotina, levando muitas vezes a pessoa ao isolamento, tristeza, depressão e piora na qualidade de vida.
O primeiro passo para lidar com a incontinência urinária é encará-la como um acontecimento comum da idade.
Depois disso, é preciso conversar abertamente sobre o assunto e procurar ajuda médica para investigar as causas e proceder o devido tratamento.
É importante frisar que apesar de ser uma condição comum, a incontinência não é normal. Por isso, precisa ser tratada adequadamente.
É possível evitá-lo?
Em muitos casos de incontinência urinária na terceira idade o médico orienta pequenas mudanças de hábitos, que reduzem e melhoram de forma significativa o problema.
Essas mesmas orientações servem de prevenção da condição.
Se o idoso for diabético ou obeso, por exemplo, será recomendado uma dieta balanceada e prática de atividades físicas regularmente.
Uma forma de prevenção é realizar, com supervisão profissional, exercícios para o fortalecimento dos músculos pélvicos. Uma atividade super recomendada para esse fim é o pilates.
Orienta-se a não ficar segurando o xixi. O ideal é ir calmamente quando sentir vontade de urinar.
Além disso, o médico pode orientar:
- adequação no consumo de líquidos,
- micção de horário, ou seja, determinar intervalos para ir ao banheiro,
- cuidar para manter um bom funcionamento intestinal.
Agora que você sabe que a incontinência urinária é comum na terceira idade, que ela pode ser prevenida e precisa ser devidamente tratada, que tal continuar no nosso blog e conferir como fazer atividade física de forma correta para melhorar a saúde.