Se você é uma entre milhões de pessoas que se sentem cansadas, estressadas, fatigadas e sem força para as tarefas do cotidiano, deve conhecer as 4 técnicas de relaxamento que podem ser testadas em casa e que apresentam resultados incríveis.
São práticas simples, sem a necessidade de materiais específicos, equipamentos ou acompanhamento de profissionais.
Você pode, a partir desses modelos, encontrar aquele que atende às suas expectativas e passar a fazê-los diariamente, por alguns minutos.
Além disso, relaxar não possui contraindicação e pode ser realizado por indivíduos de qualquer idade.
Neste post apresentamos 4 técnicas de relaxamento para você testar em sua casa. Continue lendo e confira detalhes desse interessante assunto!
Quais são as melhores técnicas de relaxamento?
As melhores técnicas de relaxamento são aquelas que você pode praticar a qualquer momento e onde estiver, sem a necessidade de reunir materiais ou se deslocar para algum lugar específico para a sua realização.
Isso significa que em casa, na sua cama, cadeira ou poltrona preferida é possível realizar processos que lhe trarão sensação de bem-estar, conforto e alívio por todo o corpo, promovendo qualidade de vida. São eles:
Treinamento autógeno
O treinamento autógeno consiste em educar todos os seus músculos através da autossugestão.
Esse método foi desenvolvido na Alemanha e faz parte do dia a dia de milhares de pessoas, quando a partir de frases e uma mentalização das diversas partes do corpo, é possível alcançar o relaxamento e a reoxigenação.
Portanto, quando estiver cansado ou estressado, pare por alguns minutos, concentre-se e mentalize os pontos de tensão, dizendo a si mesmo:
“Meus braços e pernas estão relaxados, meu coração aquecido e leve, e todo meu ser sente um profundo bem-estar.”
Relaxamento muscular progressivo
O relaxamento muscular progressivo pede que você se deite de costas, com um travesseiro fino sob a cabeça e descanse.
Após alguns minutos, contraia por 5 segundos os seus músculos de cada parte do corpo e o solte. Faça isso três vezes seguidas em cada região:
- pés,
- panturrilhas,
- coxas,
- nádegas,
- abdome,
- peito,
- costas,
- mãos,
- braços,
- ombros,
- pescoço,
- rosto.
Esse movimento de contração e relaxamento trabalhará cada músculo, possibilitando uma sensação incrível de bem-estar.
Após o processo, relaxe por mais 5 minutos e você estará pronto para continuar com suas atividades diárias.
Respiração diafragmática
A respiração é reconhecida em todo o mundo como um dos mais importantes processos para a qualidade de vida. O fato é que, definitivamente, não sabemos respirar.
Essa técnica consiste em parar as atividades nos momentos de tumulto ou cansaço e desenvolver a oxigenação de todo o organismo a partir da respiração diafragmática.
Para isso, relaxe em sua cadeira e por 10 vezes faça a inspiração e expiração abdominal a partir do diafragma, de forma lenta e profunda.
Inale pelo nariz e exale pela boca, com calma, tranquilidade e cuidando para que todo o ar seja retirado dos pulmões, daí então reinicie o processo.
Visualização
A visualização é a quarta das técnicas de relaxamento a serem realizadas em sua casa.
Trata-se de um tipo de meditação em que você deve visualizar momentos agradáveis que já tenha vivido ou que gostaria de experimentar.
Sempre com foco em situações positivas, deixe que esses pensamentos e sensações tomem conta do seu corpo e de sua mente e desfrute de alguns minutos de muito prazer e bem-estar.
Você retorna da sua viagem mental pronto para continuar a jornada do seu dia a dia.
Agora que você já conhece as 4 técnicas de relaxamento que podem ser aplicadas em casa, fique conosco e leia nosso post que mostra quais são os benefícios da meditação na terceira idade!