Por mais que se tenha melhorado a qualidade de vida do idoso, a desnutrição na terceira idade ainda é comum e precisa ser vencida.
Esse é um problema mundial, tanto é que no Reino Unido, por exemplo, praticamente um a cada dez idosos está desnutrido, e no Brasil, a desnutrição em idosos aumentou mais de 300% nos últimos vinte anos.
Continue lendo nosso post e saiba como evitar a desnutrição na terceira idade e porque ela acontece!
O que é desnutrição?
A desnutrição na terceira idade não quer dizer que o idoso passe fome e, sim, que não recebe os nutrientes necessários de acordo com as suas necessidades.
Portanto, ela pode ser definida como a deficiência persistente ou a má absorção pelo organismo de um ou muitos nutrientes essenciais para uma vida saudável.
Com ela, a pessoa vai enfraquecendo seu sistema imunológico, apresentando fraqueza muscular e decrescimento da massa óssea, com risco de internação e morte
O que contribui para a desnutrição na terceira idade?
Vários são os fatores que contribuem para a desnutrição na terceira idade e quase todos podem ser contornados. É normal, por exemplo, idosos que têm dificuldades em manusear os talheres não desejarem se alimentar.
Outro exemplo são idosos com algum tipo de demência, como o Alzheimer, eles chegam a esquecer que precisam se alimentar. Além disso, os que moram sozinhos podem vir a perder o prazer em preparar a sua alimentação e em realizá-la sem qualquer companhia.
A dieta médica, que reduz ou elimina o sal, açúcar e alimentos da preferência deles, também é um fator que contribui para que não queiram se alimentar.
Além disso, ainda existem fatores como:
- falta de paladar que tira o prazer de comer,
- dificuldade em mastigar e engolir,
- depressão,
- sentimento de solidão,
- alcoolismo,
- falta de apetite causada por uso de medicamentos,
- dificuldades financeiras.
É importante frisar que não é a quantidade de alimentos que vai evitar a desnutrição na terceira idade e, sim, a qualidade de tudo que o idoso come.
Como evitar a desnutrição na terceira idade?
Há cinco anos foi realizada uma pesquisa em zonais azuis, quatro cidades que tinham habitantes com mais de 100 anos em plena atividade.
Essas cidades são:
- Loma Linda, nos EUA,
- Nicoya, na Costa Rica,
- Sardenha, na Itália,
- Okinawa, no Japão.
A pesquisa apresentou que o importante é comer bem e não muito para todas as pessoas, em especial, para o idoso.
O ideal para ajudar a evitar a desnutrição na terceira idade é fazer seis refeições pequenas todos os dias. Procure oferecer nelas produtos ricos em cálcio, como leites e derivados para proteger os ossos.
Frutas, legumes e verduras também são essenciais, já que ajudam a evitar a desnutrição na terceira idade.
Banana, laranja e mamão existem praticamente todo o ano, são acessíveis e são alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Outra fonte saudável de alimentação são os grãos integrais, como a aveia.
Além disso, é fundamental consultar um médico para exames de rotinas e complementação, se for necessária.
Agora que você sabe como ajudar a evitar a desnutrição na terceira idade, que tal ler nosso post sobre os melhores alimentos para idosos?!