As doenças em idosos podem surgir quando suas rotinas diárias não são bem observadas.
À medida que o tempo passa, o idoso precisa de cuidados especiais para não colocar em risco à sua saúde.
Continue lendo nosso post e confira 6 dicas para prevenir doenças em idosos que deixarão você mais tranquilo para cuidar do seu familiar. Confira!
6 dicas para prevenir doenças em idosos
Alguns detalhes fazem toda a diferença para auxiliar na prevenção das doenças em idosos. São eles:
1. Lavar bem as mãos
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, lavar as mãos corretamente reduz em até 40% o risco de contrair doenças, como:
- gripe,
- diarreia,
- conjuntivite,
- infecção estomacal,
- dor de garganta.
Isso ocorre porque essas doenças são transmitidas por vírus e bactérias, facilmente transportadas pelas mãos, por isso, é fundamental que o idoso, e todos que vivem juntos com ele, crie o hábito de lavá-las corretamente.
Essa lavagem pode ser complementada com o uso de álcool em gel.
2. Ter uma alimentação saudável
A alimentação, quando feita de maneira saudável e equilibrada, aumenta a imunidade que tem como função proteger o organismo contra substâncias estranhas, como vírus, bactérias e fungos.
Dessa forma, ter uma alimentação rica em vitaminas, proteínas, minerais e carboidratos é essencial para prevenir doenças em idosos.
É fundamental contar com o apoio de um nutricionista ou médico para suprir todas as necessidades nutricionais do idoso.
3. Manter a vacinação em dia
A vacinação é fundamental para prevenir e combater doenças infecciosas, principalmente na infância e terceira idade, já que são mais vulneráveis a determinadas patologias e, geralmente, elas trazem consequências maiores à saúde, comprometendo as atividades diárias e, algumas vezes, desencadeando problemas mais sérios.
Os idosos também têm um calendário vacinal que segue orientações e é controlado pela Sociedade Brasileira de Imunizações e pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
São oito vacinas que compõem esse calendário e, a maioria delas, é fornecida gratuitamente na rede pública.
Elas são para prevenir:
- gripe,
- pneumonia pneumocócica,
- tétano e difteria,
- hepatite,
- febre amarela,
- tríplice viral,
- herpes zóster,
- meningite meningocócica.
4. Fazer exercícios físicos
A prática de exercícios é uma excelente alternativa para dar qualidade de vida ao idoso.
A atividade física melhora o equilíbrio, a coordenação motora e a locomoção, auxiliando também no aumento da massa muscular, dando, assim, mais qualidade e expectativa de vida.
Essa prática é fundamental para ajudar a evitar algumas doenças em idosos, como:
- pressão arterial,
- colesterol,
- diabetes,
- obesidade,
- doenças nas articulações,
- doenças cardiorrespiratórias.
5. Melhorar a qualidade do sono
Pesquisadores da Universidade de Oregon concluíram que dormir de seis a nove horas é fundamental para a cognição.
Os estudos mostram que a qualidade do sono pode ser determinante para prevenir ou tratar doenças em idosos, como a demência.
No entanto, uma das principais queixas na velhice é em relação à dificuldade para dormir (insônia) ou ao sono fragmentado originado por vários fatores, como a ansiedade, dores, medo, mudanças e dificuldades com a rotina, estresse, entre outros.
Nesse caso, o importante é investigar a causa dos problemas que envolvem a insônia e tratá-los, com acompanhamento médico, para garantir uma melhor qualidade de vida ao seu familiar.
6. Manter a higiene pessoal e a limpeza do ambiente
A falta da higiene pessoal adequada pode ser o caminho para desencadear doenças em idosos.
Cuidar da higiene com os dentes (próteses) e a língua é essencial para a saúde bucal. Quando aparecer qualquer alteração ou ferida que não cicatrize é recomendado uma visita ao dentista ou ao geriatra o quanto antes.
A higiene íntima dos idosos, quando não realizada corretamente, é um convite para doenças e infecções. Nas mulheres é bem comum a infecção urinária que, quando não cuidada, pode vir a complicar todo o sistema urinário.
A limpeza do ambiente, utensílios e objetos também é essencial para prevenir doenças em idosos, por isso, é preciso ficar atento na escova de dentes, na troca de toalhas de banho e roupa de cama periodicamente.
Agora que você conferiu nossas dicas para prevenir doenças em idosos, que tal ler também sobre o poder da música na terceira idade para, assim, aumentar a qualidade de vida do seu familiar?